História

A Fundação D. Fernanda Marques é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) que nasceu do sonho de um casal, Deolinda Fernanda Marques e Américo Simões Santo, que assentava em ajudar os idosos da sua terra natal, Chão de Couce. A vida pregou-lhes uma partida e D. Fernanda Marques falecera a 16 de Maio de 1989, um dia antes de completar 57 anos. Em memória da sua esposa, o fundador, Américo Santo, tornou o sonho realidade e, a 17 de Maio de 1992, foi inaugurada a Fundação D. Fernanda Marques.

Sedeada em Chão de Couce, concelho de Ansião, a Fundação D. Fernanda Marques tem como objetivo prestar apoio a idosos que, por doença, dependência, isolamento, situação socioeconómica desfavorecida ou falta de apoio familiar, possua essa necessidade.

Tendo passado por três fases de melhoramento e ampliação de instalações, atualmente a Fundação D. Fernanda Marques presta apoio a cerca de cem idosos, oferecendo três respostas sociais: estrutura residencial para idosos (ERPI), centro de dia (CD) e serviço de apoio domiciliário (SAD), todas com acordos de cooperação com a Instituto da Segurança Social (ISS).

Missão

Oferecer um serviço eficiente e de qualidade à população idosa através da prestação de cuidados especializados que respondam às necessidades de cada utente, promovendo a autonomia, a dignidade humana, a qualidade de vida e o envelhecimento ativo.

Visão

Ser uma Instituição de referência e excelência na prestação de serviços à população idosa, adequando as respostas à evolução das suas necessidades, contemplando a individualidade de cada utente numa ótica biopsicossocial e o envolvimento das partes interessadas.